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Vimos por meio desta ALERTAR e ORIENTAR os Associados a respeito do problema de Cheques SUSTADOS e Cheques de “TERCEIROS”. Barrinha parece já ter aceitado o arriscado hábito de pegar cheque de “Terceiros”, desejamos alertá-los que o tal cheque de terceiro não existe. PEDIMOS MAIOR PRECAUÇÃO NA HORA DE ACEITAR CHEQUESA seguir algumas maneiras de tentar evitar o prejuízo. 1o. - Consultar o Usecheque, antes de efetuar a venda. Telefone: (16)3943-1197. Obs. Não deixe para consultar depois. 2o. - No caso de cheque de “3o.”, também ligue no banco, para perguntar se aquele cheque consta na agência como sustado. (O funcionário pode e deve informar sobre o cheque). >>>>> Alertamos que, o cheque sustado só consta para consulta a partir da zero hora do dia seguinte. Então se uma pessoa sustar um cheque às 10h00(quando o Banco abre) ele só vai estar constando como sustado a partir das 0h00 (então na verdade só constará no outro dia). <<<<<<< 3o. - Se for horário em que o banco estiver fechado, e se você conhecer o emitente do cheque, dê uma ligadinha para ele, e pergunte se não está havendo nenhum problema como: Roubo ou Perda de cheque (sustação de cheque). 4o.- Se você achar isso complicado orientamos para que: não aceite cheque de “terceiros”. *** Para isso deve-se colocar um aviso perto do caixa, indicando tal prática como por exemplo: “Não aceitamos cheque de terceiros”. **** Se você também não quiser aceitar cheques de outras praças(cidades), coloque um aviso. “Não aceitamos cheques de outras praças”. 5o. - Você pode adotar outra maneira também. *** Quando o cheque for duvidoso, só entregue a mercadoria após a compensação do cheque. 6º. - Não dê troco em dinheiro, use a prática de passar um VALE, e pague só depois da compensação do cheque. 7º. No momento em que estiver efetuando a venda peça ao cliente (emitente do cheque) os documentos CPF e RG para verificar assinatura e a foto. Todo cuidado ainda é pouco, peça para ele assinar atrás do cheque também. Obs. Não coloque nenhum aviso dizendo “Não Aceitamos Cheque de Conta Nova” ou qualquer outro comunicado dessa natureza, pois perante o Código de Defesa do Consumidor essa prática é ilegal e você poderá ter problemas. Não deixe de registrar cheques - ALÍNEA:12, 13, 14. E DÉBITOS NO SCPC. Maiores informações ou dúvidas 3943-1197.


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